Vantagens do Marketing Digital

O Marketing Digital vem crescendo muito nos últimos tempos. Além do fato de que o número de pessoas conectadas à internet aumenta exponencialmente, quase a totalidade dos segmentos econômicos está cada vez mais inserida nos ambientes online e isso é uma das vantagens do marketing digital.  Costumamos dizer que, comparativamente aos “4 P’s” do marketing tradicional, existem também 4 principais “P’s” para o Marketing Digital, que são: Publicação (alcance), Propagação (interatividade), Precisão (métricas) e Personalização (Tempo):

Publicação ou Alcance diz respeito ao lugar ou região em que você irá executar suas ações. No mundo virtual, qualquer empresa pode ter alcance global, já que não existem distâncias insuperáveis nem limites geográficos que imponham barreiras.

Propagação ou Interatividade está associada a uma das maiores vantagens da internet, que deixa de ser uma via de mão única na comunicação. Agora, as empresas podem criar interações aprofundadas com seu público, conseguindo chamar mais a atenção dos consumidores. Toda vez que uma marca interage com seu público, ela entende melhor o comportamento de seus clientes e cria ações cada vez mais eficientes.

Precisão ou Métricas são as informações sobre o comportamento dos usuários em sites, blogs, redes sociais e motores de busca. São dados essenciais para que os profissionais de marketing possam criar campanhas eficientes e embasadas ou mesmo aperfeiçoar aquelas já existentes.

Personalização ou Tempo real tem relação com a própria dinâmica da Internet, na qual tudo pode ser mensurado instantaneamente. Os profissionais de marketing podem se adaptar rapidamente de acordo com o desempenho de uma campanha, evitando desperdiçar dinheiro em algo que não está funcionando. Essa característica revoluciona um princípio básico do marketing tradicional, no qual um anúncio de jornal não pode ser mudado depois de impresso, além de ser muito difícil e impreciso apurar seu desempenho e essa é mais uma das vantagens do marketing digital.

Vantagens do Marketing Digital e as Empresas.

Empresas que utilizam Marketing Digital já estão à frente dos seus concorrentes que ainda utilizam apenas marketing tradicional. Utilizar as ferramentas dessa nova tendência garante maior alcance, maior eficácia na sua comunicação e redução de risco de campanhas que não são baseadas em coletas de dados. Até mesmo dentre empresas que são especializadas em Marketing Digital, aquelas que se destacam por utilizar estratégias mais refinadas de abordagem junto ao público, conseguem criar vantagem competitiva.

Portanto, para uma estratégia de Marketing Digital efetiva e eficiente, é necessário entender não só os conceitos básicos, mas também quais, dentre as ferramentas disponíveis, são as mais recomendadas. 

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