O que é Google Analytics | Como monitorar Redes Sociais com ele?

Neste rápido artigo, você saberá o que é Google Analytics, e como utiliza-lo de forma básica para monitorar as páginas de suas redes sociais.

Mais importante do que fazer parte de uma rede social é saber monitorá-la de forma correta. Também é ideal fazer uma análise de tráfego do Facebook, do Twitter, e do Google+, o que poderá ser muito simples se operacionalizado por meio de ferramentas diversas, como por exemplo, o Google Analytics.

O que é Google Analytics e como posso monitorar minha página através dele?

Para saber na prática o que é Google Analytics e como ele funciona, o primeiro ponto que precisa ser citado é o necessário cadastro no Google Analytics, que poderá ser feito a partir de sua própria conta do Gmail. O processo é muito simples: basta apenas acessar sua conta e depois clicar nesta ferramenta. O passo seguinte é saber calcular o número de visitas que você recebeu; vá até a sessão de “Fontes de Tráfego” e procure selecionar as Fontes e, depois, todo o Tráfego. A partir deste tipo de recurso é possível contabilizar a listagem de todos os portais que direcionam os internautas para a sua página.

O próximo passo está em identificar as redes sociais que estão presentes em sua listagem. Entre elas, podemos citar que os termos utilizados como “twitter.com”, “t.co”, “hootsuite”, “tweetdeck” e “bit.ly” são muito comuns, e são direcionados ao Twitter. Depois disto, procure criar um grupo de tráfego clicando nas opções avançadas do Google Analytics e em “Novo Segmento Personalizado”.

É possível fazer quantas listas você tiver interesse, conforme o fluxo dos seus visitantes e as redes sociais com as quais a sua empresa estiver trabalhando – dentre elas o Google+, o LinkeIn, Delicious, Flickr, e outras.

Este é um serviço oferecido de forma gratuita para todos os usuários. Em contrapartida, com uma equipe especializada que crie relatórios e possua maior experiência com a ferramenta, é possível aproveitar muito mais e otimizar por completo as suas campanhas na web.

Caso o usuário tenha interesse e não queira realizar este tipo de processo que é consideravelmente técnico e pode até mesmo ser complexo, é possível contratar empresas para realizar especificamente este serviço. Isso pode fazer toda a diferença na busca do sucesso por parte da sua empresa.

Gostou? Compartilhe e deixe seu comentário! Seu feedback é muito importante! Fique atento para novas publicações diárias!

Assine nossa Newsletter!
Insira seu e-mail e ganhe, agora mesmo, um software exclusivo para gerir seu negócio. 100% GRÁTIS!

Veja Mais no Blog WebFox

Deixe seu comentário

16 + dois =