Marketing | Quais são seus tipos e tendências?

Marketing pode ser caracterizado como sendo uma função organizacional, e um somatório de processos que abrange a criação, a comunicação e também a entrega de valor para os clientes. Integrando também a administração do contato com o cliente, visando o benefício da organização e também do público. O Marketing é definido por ações aprimoradas para satisfazer as exigências e necessidades dos clientes, tal prática do Marketing acrescenta valor ao produto ou serviço. Os consumidores estão à procura de empresas e serviços em que consigam depositar sua confiança, levando em considerações as diversas variáveis, esta confiança do cliente deve ser conquistada. Para isto, expanda seus horizontes, vá além de um simples banco de dados ou de algum software de CRM.

O Marketing e a Marca.

A marca simboliza a cultura da empresa, sob este ponto de vista, é imprescindível aumentar as atividades ligadas à marca, com o propósito de administrar os bens inatingíveis e obter um melhor aproveitamento do seu potencial, para gerar um significativo valor. Marketing também significa “estudo de mercado”. Mercado por sua vez é um local, físico ou abstrato, onde ocorrem dois eventos: o da oferta e o da demanda.

Na prática, o Marketing é dividido em três grupos, sendo eles: o operacional, o tático e o estratégico.

Marketing Operacional:

É um departamento que executa as atividades de produção. Não fazendo parte dos estudos e planos de mercado.

Marketing Tático:

Está relacionado aos negócios da organização, no que diz respeito às decisões comerciais, políticas de vendas e pós-venda, assim como nas decisões do preço final e parcerias.

Marketing Estratégico:

Faz a análise do mercado e propõe as ações a serem tomadas para assegurar a continuidade do negócio.

Como as Organizações são guiadas?

As empresas direcionam seus processos segundo suas filosofias e metas.

Sendo divididas em cinco categorias que são:

Produção, Produto, Vendas, Marketing, Ecossistema Social.

Empresas Guiadas Pela Produção:

Possuem como meta principal o aumento contínuo da produção, sendo responsável por produzir e distribuir, valoriza a eficiência, gestão de custos e distribuição em massa.

As empresas guiadas pela produção caracterizam-se pela demanda maior que a oferta.

Empresas Guiadas Pelo Produto:

Empresas com o foco no produto. Dedicadas a fabricar produtos de qualidade. Tais organizações são especializadas em desenvolver produtos com qualidade superior, com características inovadoras.

Empresas Guiadas Pelas Vendas:

Organizações focadas em vender continuamente, nas empresas guiadas pelas vendas a oferta é maior que a demanda, sendo necessário o uso de promoções. Neste processo, o cliente compra de acordo com a força de vendas.

Empresas Guiadas Pelo Marketing:

Empresas destinadas a conhecer os desejos dos clientes. Elas desenvolvem seus produtos e serviços de acordo com as necessidades do consumidor.

Empresas Guiadas Pelo Ecossistema Social:

Organizações que possuem a sustentabilidade com filosofia principal, elas produzem, distribuem e vende com responsabilidade social, econômica e ambiental.

Embora alguns gestores apresentem diferentes pontos de vista em relação ao papel do Marketing dentro de uma organização, isso não interfere no seu valor para a gestão.

 O Planejamento de Marketing. 

O planejamento do Marketing ou o plano de Marketing deve ser elaborado minuciosamente, eliminando o maior vilão das organizações, um planejamento ruim. Tal plano de Marketing deve ser perfeitamente elaborado, assegurando assim, sua credibilidade.

Marketing Industrial

Neste ramo, o Marketing atua com técnicas focadas na especialização do produto, nos processos de pré e pós-vendas, este tipo de Marketing está presente nas seguintes organizações:

Indústrias de áreas químicas, agrícolas, médicas, de metais, de extração, alimentícias,  produção e montagem de veículos.

Marketing de Serviços

Marketing de serviço está relacionado as seguintes atividades:

Alimentação, internet, hospedagem, turismo, telecomunicação, construção, informação, saúde, audiovisual, educação, setores governamentais, entre outras.

Marketing de serviços apresenta quatro características básicas, sendo elas:

1- Inseparabilidade:

A compra e o consumo do serviço ocorrem na mesma hora. Existe uma interação entre o prestador de serviço e o cliente,

2- Intangibilidade:

O cliente só terá acesso ao resultado após a compra do serviço, como por exemplo uma consulta médica.

3- Variabilidade:

A prestação de serviço está sob condições de “quem realiza” e “como realiza”.

4- Perecibilidade:

Referente aquele serviço que não pode ser estocado.

Marketing de serviço é amplamente abrangente, pois cresce de forma contínua devido as constantes e diversas inovações. 

Marketing de Varejo

O varejo refere-se a revendas de uma forma geral. Sendo que as principais áreas do varejo são:

Redes de varejo, franquias, supermercados, lojas autônomas, micro e pequenas revendas, entre outros.

No varejo o Marketing deve proporcionar “momentos sublimes”, para que o cliente capte uma imagem positiva da marca. Resumidamente o Marketing de varejo é substancialmente planejamento.

Para os profissionais do Marketing de varejo o foco principal é o feedback do cliente. 

Marketing Internacional

Marketing internacional abrange atividades de produção e serviços.

Ele é simbolizado por sua necessidade de se adaptar aos mais diversos tipos de mercados em que irá atuar. O Marketing internacional é direcionado para a satisfação de necessidades específicas, incluindo a divulgação e também a promoção da organização exportadora e de seus serviços. A divulgação da empresa e de seus produtos no mercado exterior é a chave para alcançar o sucesso.

Cabe ressaltar que a divulgação é apenas um dos ramos do Marketing.

Marketing Social

Marketing social abrange as empresas destinadas ao bem-estar social, sendo encontrado nas organizações do terceiro setor, tal Marketing  é destinado a atuar na transformação do comportamento do público-alvo.

Marketing Político

Destinado às campanhas políticas.

Neste ramo houve uma adaptação específica das técnicas de Marketing para campanhas eleitorais.

A política sempre foi um tema extensamente debatido. Em época de eleição os candidatos anseiam exasperadamente por votos.

Os candidatos expõem através do Marketing político soluções para os problemas enfrentados na atualidade, usando diversas técnicas de persuasão. É inegável que o Brasil está enfrento inúmeros problemas atualmente, onde a corrupção, a desigualdade social e a crise econômica representam bem este cenário.

O maior desafio do Marketing político é contornar todo esse caos, e ainda assim transmitir confiança para os eleitores. 

Marketing Religioso

Suas principais ferramentas estão voltadas para a simbologia. Acredita-se que este segmento foi um dos responsáveis pela origem do Marketing.

O objetivo do Marketing religioso é transcendental, porém constitui as necessidades e desejos do ser humano.

Cabe ressaltar neste ramo a diversidade religiosa presente no Brasil, assim como as mais variadas estratégias utilizadas pelas igrejas para atingirem seu público-alvo.

Marketing Agrícola

Destinado à comercialização de produtos e serviços originários de atividades agrícolas.

As interligações estabelecidas para o Marketing agrícola são imensamente complexas, em relação à dimensão ocupada no mercado.

Marketing Esportivo

Estabelecido pelo relacionamento estre os fãs e as organizações esportivas.

Marketing esportivo está sendo fortemente na atualidade, devidos aos jogos olímpicos. Os jogos olímpicos é um evento que convoca atletas de todo o mundo para competirem entre si, conforme sua modalidade e categoria.

Tipos de Marketing

As ramificações do Marketing são utilizadas por empresas dos mais diversos ramos, de acordo com as técnicas que melhor se encaixa no perfil da organização.

A seguir serão abordados os principais tipos de Marketing, sendo eles: direto, de rede, de relacionamento, viral, de emboscada, de guerrilha, eletrônico, ambiental, social e cultural.

Marketing Direto

Resumidamente ele pode ser definido como o Marketing focado no diálogo, no qual é utilizado um banco de dados para estabelecer uma conexão e conquistar o cliente, e também para aperfeiçoamento da relação com clientes já conquistados.

Desta maneira, pode-se dividi-lo em dois estágios:

1- Captação de clientes:

Usado principalmente em anúncios motivadores, como por exemplo cupons-resposta, ofertas em catálogos, certificados de garantia, entre outros.

Além da obtenção de novos clientes em feiras, eventos, sites da internet, concursos e promoções, ou ainda através de mala direta.

2- Preservar o relacionamento com o cliente:

Para a manutenção do relacionamento com o cliente já conquistado, comumente são utilizadas técnicas como mala direta, telemarketing, eventos privados, cartas e e-mails.

Algumas características importantes do Marketing direto são:

  • Possibilidade de conhecer o cliente
  • O conhecimento cria a possibilidade de apelos convincentes

Marketing De Rede

Marketing de rede é imensamente inovador, e se posicionou contra o Marketing tradicional.

A divulgação é realizada pelos consumidores. Em outras palavras, caso o cliente fique satisfeito com o produto, ele irá passa-lo também para alguém do seu convívio e assim sucessivamente, criando assim uma rede contínua.

No Marketing de rede o consumidor patrocina outro consumidor. Neste ramo, as redes sociais possuem um papel fundamental. Todos recebem ganhos e executam duas funções, a de cliente e distribuidor.

Marketing de Relacionamento

A filosofia do Marketing de relacionamento é de que seus clientes precisam receber atenção continuamente.

Os vendedores devem estabelecer uma relação de credibilidade com o cliente.

Marketing Viral

A filosofia do Marketing viral é transmitir uma mensagem de forma que ela atinja o consumidor e este por sua vez, repasse a mensagem.

Neste caso o receptor torna-se um emissor sucessivamente.

Marketing de Guerrilha

Marketing de guerrilha é caracterizado pelos seguintes aspectos:

  • Estratégias autênticas, que fogem do tradicional, omitindo o fato publicitário
  • As ações normalmente ocorrem na rua
  • Baixo investimento e grandes impactos 

Marketing de Emboscada

Marketing de emboscada é uma ramificação do marketing de guerrilha. Os profissionais do Marketing de emboscada aproveitam algum evento no qual estejam presentes diversas pessoas para promover sua marca, sem autorização prévia.

Desta maneira, as redes de comunicação são surpreendidas. 

Marketing Eletrônico

Marketing eletrônico é o reflexo dos avanços tecnológicos.

A tecnologia provocou fortes mudanças no Marketing.

As principais características do Marketing eletrônico são:

  • Anúncios eletrônicos
  • Grupos de discussão
  • Mala direta
  • Links
  • Parcerias online
  • Blogs e sites

Marketing Ambiental

Para o Marketing ambiental, o contexto da evolução dos seres humanos, bem como seu impacto sobre o meio ambiente é de extrema importância.

A revolução industrial foi um dos eventos de maiores impactos sobre a natureza.

São características do Marketing ambiental:

  • Conscientização ambiental
  • Preservação da flora e fauna
  • Preservação de recursos escassos
  • Incorporação da responsabilidade social em produtos e serviços

Marketing Social

Seus principais aspectos são:

  • Responsabilidade social
  • Ética
  • Equilíbrio entre investidores e consumidores

Para que o Marketing social seja perfeitamente executado deve-se analisar fatores como:

  • Planejamentos devem ser realizados a longo prazo
  • Código de ética
  • Gerar mudanças na conduta e postura da sociedade

O Marketing está presente sob um panorama geral, em todas as organizações. Seu planejamento deve ser realizado minuciosamente, a fim de reduzir riscos, cabendo à organização contratar profissionais capacitados para gerar uma oportunidade e conquistar a confiança do cliente em sua marca.

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