Mantenha os usuários em seu aplicativo

Como manter os usuários em seu aplicativo?

Quando estamos em nossos smartphones ficamos praticamente conectados ao aparelho e desplugados do mundo exterior. Pensando nisso, uma grande oportunidade de rentabilizar seus ganhos está na exploração econômica dos aplicativos voltados para a telefonia móvel. Para se ter uma ideia do tamanho desse mercado, existem hoje, no Brasil, cerca de 170 milhões de smartphones ativos.

Estes usuários ativos baixam todos os dias mais de 4 milhões de aplicativos. Em contrapartida, explorar economicamente esse mercado não é tão simples como parece. É importante que se esteja ciente que 99% dos aplicativos que utilizamos não são rentáveis. E as previsões apontam que este número não irá melhorar muito em um futuro próximo.

Manter de forma rentável seu aplicativo pode ser algo complicado

Uma das principais razões que explicam o porquê de os aplicativos móveis não serem monetizados é o fato de que os desenvolvedores sempre estão focados nos números de downloads dos aplicativos, esquecendo-se de que os usuários, com o tempo, acabam por deixar de utilizá-los. Os downloads alimentam o ego dos desenvolvedores, que acreditam ter muitas coisas em suas mãos.

Existe, porém, uma estimativa de que 22% dos aplicativos baixados sequer são utilizados. Além disso, pelo menos 60% dos aplicativos baixados são removidos depois de um mês. A partir destes dados, é possível constatar que os downloads são muito importantes mas, mais interessante do que tudo isso, é reter os usuários e ainda garantir que eles possam utilizar frequentemente o aplicativo baixado.

São muitos os tipos de aplicativos revolucionários dentro de cada uma das categorias disponíveis, estas voltadas ao entretenimento, à produtividade, à compra e aos locais. Eles, inclusive, conseguiram ser uma boa parte dos 1% de aplicativos que tiveram êxito e se sustentaram de forma rentável.

Mas como melhorar a retenção dos usuários nos aplicativos móveis?

Existem diversas formas de melhorar a retenção dos usuários nos aplicativos. Dentre elas, podemos citar a inovação, através de uma integração com outros tipos de plataformas, ou ainda, de ferramentas. Outro exemplo é a geolocalização, que possibilita integrar funcionalidades relacionadas à posição espacial do usuário.

A melhoria dos aplicativos em vista da experiência dos usuários também pode fazer toda a diferença, já que impõem aperfeiçoamentos para atender às demandas daqueles que são os maiores interessados no “app”.

Estas são apenas algumas das chaves que podem permitir o sucesso junto aos usuários de aplicativos. Saber captar informações e transformá-las em utilidades aos usuários é a peça mais importante para monetizar os aplicativos e alcançar lucratividade nesse disputado mercado online.

Gostou? Compartilhe e deixe seu comentário! Seu feedback é muito importante! Fique atento para novas publicações diárias!

Assine nossa Newsletter!
Insira seu e-mail e ganhe, agora mesmo, um software exclusivo para gerir seu negócio. 100% GRÁTIS!

600

Veja Mais no Blog WebFox

Deixe seu comentário

três × quatro =