Crescimento do E-commerce | Como acompanha-lo?

Com o crescimento do e-commerce, muitas pessoas visualizam apenas seu lado positivo, esquecendo que há cuidados necessários a serem tomados para não se incorrer em problema futuros.

É muito comum vermos matérias na televisão ou na própria internet sobre como ficar rico com o crescimento do e-commerce no Brasil e no mundo. Invariavelmente, o e-commerce é reportado como um negócio que requer um investimento baixo e lucros altos em pouco tempo, no qual seria possível montar sua loja virtual de uma forma rápida, fácil e colher os frutos do crescimento do e-commerce em nosso pais.

Embora isso não seja uma mentira, é comum vermos pessoas empolgadas que se aventuram nesse meio sem qualquer experiência. Mas mesmo que a empolgação seja um equívoco bastante usual, o mercado ainda possui muitas vantagens. Portanto, fique atento aos erros que não devem ser cometidos.

Crescimento do e-commerce | Como errar nessa onda?

O primeiro e maior erro ocorre quando o empresário não sabe o que está “por trás” do mercado, ou seja, não entende de investimentos e de negócios e se aventura sem sequer pesquisar e estudar muito e continuamente.

Outro erro muito comum está relacionado ao público alvo. Muitas pessoas ingressam no mercado digital, mas não pensam nos pontos mínimos a serem discutidos e que são muito necessários para acompanhar o crescimento do e-commerce de forma madura. A principal pergunta é: o que eu venderia e para quem? Após ter a resposta sobre qual público compraria seus produtos e como seria o retorno, fica bem mais fácil direcionar suas ações para seu mercado.

Como tudo na vida, também no e-commerce há regras e leis e elas precisam ser seguidas. Há o código de defesa do consumidor, que precisa ser rigorosamente respeitado, dentre outros diversos como a ética do mercado e a fidelidade ao cliente.

Não possuir um bom canal de comunicação é um erro comum que acontece com alguns novatos. Não ter uma boa comunicação é uma porta para o fracasso, dado que o sucesso depende de feedbacks, dicas, críticas, elogios e etc conseguidas justamente por meio do contato com os clientes.

Crescimento do e-commerce | Como acertar essa onda?

O maior meio de divulgação do e-commerce é através de anúncios em outros sites, blogs, páginas em redes sociais etc. Não investir em anúncios ou qualquer meio de comunicação é muito negativo, pois é através dos meios de divulgação que as pessoas irão conhecer a loja virtual e se interessar pelos produtos. Uma vez que sua marca esteja estabelecida, o boca a boca vai se encarregar de fazer o restante. A auto divulgação irá atrair muitos novos clientes e o caminho para o sucesso estará pavimentado.

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