Confira algumas dicas para abrir um negócio

A grande maioria dos novos empreendedores se lança no mercado mesmo sem possuir alguma experiência ou preparação prévia. Estes são responsáveis por altas taxas de insucesso e fechamento de novas empresas no Brasil.

Lançar um novo empreendimento no mercado somente porque se dispõe de capital para investir é a pior ideia de negócios que alguém poderá ter. Considerando essa referência, algumas dicas preciosas poderão lhe ajudar a sair à frente dos concorrentes e começar o seu empreendimento com alguma vantagem em relação aos demais. Confira algumas orientações fundamentais e relevantes quando o assunto for abrir um negócio:

Sempre que possível tenha um capital em mãos

Solicitar um empréstimo para uma instituição financeira é um caminho viável e, muitas vezes, interessante, mas ter o próprio capital em conta sempre será a melhor alternativa. Caso você tenha uma reserva financeira, prefira esta opção, dado que você inclusive terá uma grande vantagem sob os concorrentes. Começando sem um saldo devedor e sem a obrigação de quitar parcelas diretamente nos bancos, mesmo que com juros baixos, você já estará em posição de vantagem em relação aos seus concorrentes.

Ofereça sempre o que as pessoas querem comprar, e não o que você quer vender

Este é um erro bastante comum para um empreendedor que está começando. Se você, por exemplo, ama chocolate e sempre quis vender este produto, vale o questionamento:  existe mercado para isto em sua cidade? Muitas vezes a resposta é não, mas mesmo assim os investidores acham que poderão ser bem-sucedidos em uma área de difícil inserção. Se, ao invés disso, optarem por uma área em que já se esteja provado que há mercado consumidor disponível, as chances de sucesso serão incrivelmente maior. Vender algo que as pessoas não querem somente irá te fazer perder tempo, além de todo o capital que for investido.

Mas, como entender o que as pessoas querem comprar, independentemente de se tratar de um produto ou de um serviço? Para isto, é fundamental estudar o mercado de forma detalhada e minuciosa, realizando, se possível, pesquisas de mercado e de opinião. Às vezes, o fato de não existir uma loja de móveis em sua cidade não significa que ninguém achou esta ideia relevante, mas sim porque não existe um mercado para isto.

Procure escolher uma boa categoria; se for relativo a produtos ou serviços, esta também deverá ser uma escolha. Posteriormente, procure estudar como trabalha o ramo de atuação e avalie as demandas e dinâmicas do setor. Ainda, se possível, faça uma pesquisa de mercado para saber o interesse do seu público.

Gostou? Compartilhe e deixe seu comentário! Seu feedback é muito importante! Fique atento para novas publicações diárias!

Assine nossa Newsletter!
Insira seu e-mail e ganhe, agora mesmo, um software exclusivo para gerir seu negócio. 100% GRÁTIS!

Veja Mais no Blog WebFox

Deixe seu comentário

dois × 1 =